Como montar a nota do Enem?

1. Montando a régua A nota do Enem é como uma régua, feita para medir o grau do conhecimento dos alunos. É uma régua que só tem 2 parâmetros: O meio da régua é o número 500. Esse número corresponde à média de acertos na prova de 2009 dos alunos do 3º ano do ensino médio.

Como são avaliadas as notas do Enem?

Elas têm de medir o domínio das competências, habilidades e conteúdos previstos na matriz de referência do Enem e são compostas equilibrando o grau de dificuldade das questões – fáceis, médias e difíceis. A régua, o pré-teste e o cálculo final da nota são feitos por um método chamado TRI (Teoria da Resposta ao Item).

Quais são as notas mínimas e máximas do Enem?

As notas mínimas e máximas tiradas pelos participantes são divulgadas com o resultado do Enem. Elas podem variar e dependem das questões da prova. Como em cada edição do exame as questões não são as mesmas, as notas mínima e máxima são diferentes a cada ano.

Como calcular o ENEM?

A média simples do Enem é calculada somando as notas das cinco provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação) e dividindo por cinco. Programas como o Prouni , Fies e Sisu exigem esse cálculo de média do Enem.